Química


Alunos da Unipampa apresentam módulo didático em escolas de Caçapava do Sul

         Alunos da Unipampa do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, que fazem parte do Subprojeto PIBID do Campus de Caçapava do Sul, subárea de química, apresentaram o primeiro módulo didático/2011 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Januária Leal série, sob a supervisão da Professora Maura Rosa Lopes e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Eliana Bassi de Melo, sob supervisão da professora Isamara Venturini.
      O módulo didático desenvolvido pelos bolsistas da área de química, com turmas de 8ª série nas duas escolas mencionadas foi sobre misturas e separações com enfoque sobre as propriedades da matéria, suas relações e a utilização destas propriedades no cotidiano de cada cidadão, como por exemplo, a determinação do teor de etanol em gasolina identificado pela solubilização do etanol em água  e a separação de duas fases - aquosa e orgânica – em que se observa uma diferença de densidade entre elas.  Durante o desenvolvimento do módulo didático observou-se grande interesse e participação das atividades dos alunos das escolas que puderam questionar e relacionar a ciência com a prática proposta de forma significativa para sua aprendizagem.

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Estudando a Tabela Periódica Através de Jogos de Cartas

         Tendo como finalidade de aproximar o ensino da Tabela Periódica ao cotidiano do aluno, os bolsistas do subprojeto PIBID da área de química da Unipampa de Caçapava do Sul, juntamente a orientadora da subárea e com as supervisoras das escolas, EEEF Eliana Bassi de Melo e EEEF Januária Leal, desenvolveram, a partir de trabalhos já publicados, dois diferentes jogos de cartas que relacionam alguns conceitos do cotidiano aos elementos da Tabela Periódica. O jogo tem base nos componentes da Tabela Periódica e suas funções ou aplicabilidade no dia a dia. Os jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem-resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades (KISHIMOTO).
        A receptividade dos estudantes das duas escolas, em relação ao jogo de cartas, foi significativa podendo-se observar a socialização e a motivação dos alunos em relação às interpretações do significado dos símbolos, as características dos elementos, as propriedades de cada elemento químico, sempre relacionando com as informações disponíveis na tabela periódica. Os jogos de cartas se mostraram interessantes no estudo da tabela periódica, sendo uma ferramenta complementar no trabalho do professor e permitindo ao aluno participar do processo da construção do seu conhecimento de forma descontraída e atrativa.   


Referências
KISHIMOTO, T.M. (1998). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 183p.
KISHIMOTO, T.M. (2002). O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Miranda, S. (2001). No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, p. 64-66.


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Construção de Modelo Atômico

        Um novo módulo didático aplicado recentemente nas turmas de oitava série das escolas estaduais de Caçapava do Sul, Januária Leal e Eliana Bassi de Melo, foi sobre o modelo atômico. Este módulo didático, proposto pelos bolsistas do subprojeto PIBID da área de química da Unipampa de Caçapava do Sul, juntamente com as supervisoras das escolas, teve por objetivo a construção de dois modelos atômicos com diferentes tipos de materiais, sendo que os mesmos serviam de instrumento para relacionar os conhecimentos já adquiridos a respeito do assunto com as informações disponíveis na tabela periódica. No desenvolvimento das atividades propostas pode-se perceber por parte dos alunos das escolas um grande empenho e dedicação, pois se encontravam cooperativos e bastantes prestativos uns para com os outros. Este comportamento observado comprova o sucesso do módulo didático em que os alunos se mostraram mais estimulados pelas atividades favorecendo o acesso aos conteúdos científicos de forma lúdica.

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Funções Químicas: o aprendizado através de práticas pedagógicas

Para dinamizar o aprendizado sobre funções inorgânicas, bolsistas do PIBID, da área de Química da Unipampa de Caçapava do Sul, juntamente a orientadora da subárea e com as supervisoras das escolas, construíram um módulo didático, para os alunos de 8ª série das escolas estaduais do município, Profª. Januária Leal e Profª. Eliana Bassi de Melo.
Sabendo que a Química é uma disciplina experimental, relacionar aulas teóricas com aulas práticas, possibilita uma maior compreensão dos temas, motiva e incentiva a participação dos educandos, permitindo que as aulas sejam mais dinâmicas e que os alunos apresentem um maior desempenho em toda a disciplina.
Nesse sentido, é necessário olhar o educando como um parceiro fundamental da aprendizagem, que é fundamentada no compartilhamento de experiências e saberes e no desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a reflexão, a descoberta, a construção, valorize as potencialidades, a autonomia e a criatividade de todos os alunos.
As tarefas, referentes a este módulo didático, basearam-se em substâncias encontradas no nosso cotidiano. Por exemplo: o ácido clorídrico é um dos constituintes do suco gástrico, encontrado no estômago; a soda cáustica é constituinte de produto de uso doméstico e utilizado para fabricar o sabão; o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio e a cal viva, utilizado na construção civil e também na culinária, é constituída pelo óxido de cálcio. Desta maneira, foram propostas diferentes reações que envolviam as quatro principais funções inorgânicas, utilizando, principalmente, materiais do dia-a-dia, como frutas, ovos, leite, vinagre, etc..
Ficou evidente o interesse na realização das atividades do módulo, por parte dos alunos, sempre vinculados aos questionamentos sobre o tema, possibilitando uma aprendizagem efetiva e atrativa.

Referências
COLL, Cesar S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática educativa. 13ª edição. São Paulo (SP): Editora Paz e Terra, 1999. 

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Identificando Reações Químicas do Cotidiano

Tendo como objetivo a melhor compreensão do conhecimento científico sobre reações químicas, bolsistas do PIBID, da área de Química da Unipampa de Caçapava do Sul, juntamente a orientadora da subárea e com as supervisoras das escolas, elaboraram atividades práticas para os alunos de 8ª série das escolas estaduais do município,  Profª. Januária Leal e Profª. Eliana Bassi de Melo.
As atividades propostas abordam, principalmente, reações do cotidiano, o que desperta o interesse e a participação dos alunos na construção do seu conhecimento científico sobre o tema abordado. Segundo Libâneo (1990) a aprendizagem escolar é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e
mental, organizados e orientados no processo de ensino.
        Após questionamento sobre o tema, os bolsistas apresentaram as tarefas que envolveram basicamente os quatro tipos principais de reações: síntese, decomposição, simples troca e dupla troca.
        Mais uma vez pode-se visualizar o grande empenho e envolvimento dos alunos na realização das tarefas, que demonstra a importância destes recursos didáticos -práticos na disseminação do conhecimento nas escolas de ensino básico.

Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática educativa. 13ª edição. São Paulo (SP): Editora Paz e Terra, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Coleção magistério. Série formação do professor. 28ª edição. São Paulo (SP): Editora Cortez, 2008.

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